Programa Nutrir
A demência é uma condição médica que afeta o desempenho cognitivo e comportamental, condicionando a autonomia. Infelizmente o número de pessoas afetadas tem vindo a aumentar e é necessário trabalhar não só na prevenção mas também na melhoria de qualidade de vida das pessoas diagnosticadas.
O programa Nutrir foi estruturado de forma a podermos potenciar os benefícios das atividades de jardinagem/horticultura para esta população, assim como para pessoas que estão diagnosticadas com o Défice Cognitivo Ligeiro.
Vários estudos, em que foram aplicadas práticas de horticultura terapêutica para esta população, reportaram melhorias ao nível da função cognitiva, agitação e emoções positivas.
Este programa convida a observar, tocar e aproximar-se do mundo natural, nutrindo de uma forma especial a vida das pessoas afetadas.
- Estímulo sensorial e cognitivo
Tocar na terra, cheirar as plantas e ouvir os sons do jardim envolve vários estímulos sensoriais que podem despertar memórias, proporcionando uma experiência sensorial positiva. Ao mesmo tempo, estimulam a resolução de problemas e pensamento criativo. - Coordenação motora
Atividades práticas como semear, plantar e cuidar de plantas podem ajudar a melhorar a coordenação motora fina e grossa, promovendo a mobilidade e a destreza física. - Conexão emocional
Cuidar das plantas promove uma conexão emocional, incentivando a empatia e cuidado. - Redução de stress e ansiedade
A natureza tem um efeito calmante e pode ajudar a reduzir o stress e a ansiedade. O ambiente tranquilo de um jardim e o contacto com a natureza podem promover uma sensação de bem-estar. - Socialização
A horticultura terapêutica muitas vezes é realizada em grupos, proporcionando oportunidades para interações sociais significativas. Isso pode ajudar a reduzir o isolamento social comum em pessoas com demência - Sentido de realização
Ver o crescimento de plantas e a manutenção de um jardim oferece um senso tangível de realização, promovendo a auto-estima.
Objetivos Gerais
Proporcionar atividades hortícolas que estimulem a cognição e os sentidos.
Desenvolver atividades que ajudem a ativar a memória.
Incentivar a expressão criativa através da jardinagem/horticultura.
Facilitar interações sociais positivas durante as atividades.
Apoiar a autonomia e independência nas atividades.
Identificar atividades que possam ser incorporadas no dia-a-dia.
Nota: Para além destes objetivos gerais, vão ser definidos objetivos individuais para cada participante.
Programa
O programa base é constituído por 8 sessões organizadas por temas centrais que permitem, através das atividades práticas de jardinagem/horticultura, potenciar os benefícios da prática de horticultura terapêutica para pessoas com desafios cognitivos como a demência ou défice cognitivo ligeiro.
Os temas não seguem uma ordem e alguns temas poderão ser repetidos e/ou ajustados tendo em conta as características dos participantes.
- Os 5 sentidos
- Com cuidado e auto-cuidado
- Foco e criatividade
- O poder do movimento
- A nossa rede
- O propósito e utilidade
- A alegria de colher
Neste momento, este programa apenas está disponível nas seguintes situações:
- No contexto de uma instituição, em pequenos grupos ou sessão individual.
- No domicílio, com acompanhamento de um familiar.
Em caso de interesse, contacta-nos para obter mais informações.