Programa Forest Therapy – Burnout
Forest Therapy é uma intervenção que promove a conexão com a natureza e que visa melhorar a saúde mental, física e social. Trata-se de uma aplicação estruturada de Forest Bathing, que é inspirada na prática japonesa Shinrin Yoku e que significa absorver a floresta através dos sentidos.
O programa de Forest Therapy – Burnout é desenvolvido com base nas necessidades dos participantes e tem como principal objetivo contribuir para o alívio de sintomas associados ao Burnout.
Muitas têm sido as evidências cientificas a demonstrar os benefícios desta prática para a promoção da saúde e tem demonstrado ser uma ferramenta poderosa para ajudar as pessoas a recuperarem de estados de exaustão física e mental.
Neste programa com duração total de 5 meses, para além das 8 sessões presenciais guiadas de Forest Therapy, trabalhamos na construção de planos individuais de bem-estar para que os participantes possam implementar rotinas adaptadas ao seu contexto e potenciar assim o impacto no dia-a-dia.
- Redução dos níveis de stress e ansiedade:
Estudos mostram que estar em ambientes naturais reduz os níveis de cortisol, a hormona do stress, e ativa o sistema nervoso parassimpático, que promove relaxamento e recuperação. - Aumento da concentração e clareza mental:
O burnout afeta a capacidade de concentração devido à sobrecarga mental. A natureza tem um efeito conhecido como restauração da atenção, ajudando o cérebro a descansar e a recuperar a capacidade de focar, melhorando a clareza mental. - Melhoria da qualidade do sono:
O contacto com a natureza ajuda a regular o ritmo circadiano, promovendo padrões de sono mais saudáveis. - Melhoria do humor:
A natureza tem um efeito positivo no bem-estar emocional. O simples ato de estar num ambiente natural, longe de estímulos negativos, estimula a produção de neurotransmissores como a serotonina e a dopamina, que estão associados ao humor positivo e ao prazer, ajudando a combater o desânimo característico do burnout. - Fortalecimento do sistema imunitário:
As árvores libertam substâncias químicas que contribuem para o aumento das células NK (Natural Killers) no nosso organismo, melhorando a resposta imunitária. - Regulação da pressão arterial:
O ambiente natural favorece a redução da pressão arterial ao diminuir a tensão acumulada no sistema cardiovascular.
Objetivos Gerais
Contribuir para o alívio dos sintomas associados ao burnout dos participantes
Dar a conhecer os benefícios da natureza como restauradora de equilíbrio e saúde, em especial da prática de Forest Therapy
Apoiar cada um dos participantes no desenho e implementação do seu plano de bem-estar
Programa
–Assessment inicial: Preenchimento de um breve questionário para avaliação dos sintomas que permite caracterizar o ponto de partida e contribuir para a preparação das sessões práticas.
–Conversa inicial individual (online ou presencial): Apresentação do programa e esclarecimento de questões relacionadas com o assessment. Início da construção do plano de bem-estar individual.
–Sessões práticas de Forest Therapy: 8 práticas guiadas presencialmente em grupo na Floresta em diferentes locais na zona de Viana do Castelo (raio de 30 km) + desafios semanais com simples práticas promotoras de bem-estar no dia-a-dia.
–Follow up individual (online ou presencial): Conversa individual sobre o impacto do programa e sobre o plano de bem-estar individual.
–Assessment final & feedback: Preenchimento de um breve questionário de feedback e de avaliação dos sintomas que permita perceber o impacto do programa para os participantes.
Em breve, serão divulgadas novas datas.
Se pretenderes receber informação por favor regista os teus dados no formulário.