Programa Forest Therapy – Burnout
Forest Therapy é uma intervenção baseada na natureza que visa melhorar a saúde mental, física e social, promovendo a conexão com a natureza. Trata-se de uma aplicação estruturada do Forest Bathing, focada em necessidades específicas das pessoas, ajudando no alívio de sintomas, na restauração da saúde e a fortalecer as relações interpessoais.
Muitas têm sido as evidências cientificas a demonstrar os benefícios desta prática como uma abordagem complementar à saúde e tem demonstrado ser uma ferramenta poderosa para ajudar as pessoas a recuperarem de estados de exaustão física e mental associados ao burnout.
Neste programa piloto de 6 semanas para além de várias sessões guiadas de Forest Therapy, trabalharemos na construção de planos individuais de bem-estar de forma a que os participantes possam sair capacitados para implementar rotinas adaptadas ao seu contexto que promovam a saúde mental e física.
- Redução dos níveis de stress e ansiedade:
Estudos mostram que estar em ambientes naturais reduz os níveis de cortisol, a hormona do stress, e ativa o sistema nervoso parassimpático, que promove relaxamento e recuperação. - Aumento da concentração e clareza mental:
O burnout afeta a capacidade de concentração devido à sobrecarga mental. A natureza tem um efeito conhecido como restauração da atenção, ajudando o cérebro a descansar e a recuperar a capacidade de focar, melhorando a clareza mental. - Melhoria da qualidade do sono:
O contacto com a natureza ajuda a regular o ritmo circadiano, promovendo padrões de sono mais saudáveis. - Melhoria do humor:
A natureza tem um efeito positivo no bem-estar emocional. O simples ato de estar num ambiente natural, longe de estímulos negativos, estimula a produção de neurotransmissores como a serotonina e a dopamina, que estão associados ao humor positivo e ao prazer, ajudando a combater o desânimo característico do burnout. - Fortalecimento do sistema imunitário:
As árvores libertam substâncias químicas que contribuem para o aumento das células NK (Natural Killers) no nosso organismo, melhorando a resposta imunitária. - Regulação da pressão arterial:
O ambiente natural favorece a redução da pressão arterial ao diminuir a tensão acumulada no sistema cardiovascular.
Objetivos Gerais
Contribuir para o alívio dos sintomas associados ao burnout dos participantes
Dar a conhecer os benefícios da natureza como restauradora de equilíbrio e saúde, em especial da prática de Forest Therapy
Apoiar cada um dos participantes no desenho e implementação do seu plano de bem-estar
Programa
-Assessment inicial – Preenchimento de um breve questionário para avaliação dos sintomas que permita caracterizar o ponto de partida
-Conversa individual de apresentação do programa e esclarecimento de questões relacionadas com o assessment – online ou presencial
-Sessões práticas de Forest Therapy (4 práticas guiadas presencialmente em grupo + 2 práticas individuais (self-guided) )
-Desenho e implementação do plano de bem-estar baseado na natureza
-Assessment final – Preenchimento de um breve questionário para avaliação dos sintomas que permita perceber o impacto do programa
Facilitadora: Rita Pereira
Guia certificada em banhos de floresta pela FTHub; Em processo de certificação de Forest Therapy Practitioner pela FTHub; Formação académica em Psicologia, especialização em Psicologia do Trabalho e das Organizações, na Universidade de Coimbra; 18 anos de experiência na Gestão de Pessoas em contexto corporativo.
Local das sessões presenciais: Monte de Santa Luzia, Viana do Castelo (a enviar coordenadas posteriormente)
Datas previstas das sessões presenciais: 2 de Novembro; 9 de Novembro; 23 de Novembro; 30 de Novembro
Horário das sessões presenciais: 09h30-11h30
Valor: Uma vez que se trata de um programa piloto a participação é gratuita
Se tens interesse em participar neste programa piloto, preenche o seguinte formulário. Receberás um e-mail posteriormente com confirmação da vaga e informações sobre os próximos passos.