Programa Raízes
Vários estudos demonstram os benefícios do contacto das pessoas com a natureza para a saúde mental. A natureza, da qual fazemos parte, é uma fonte de cura e regeneração surpreendente e uma forte aliada, quer na prevenção, quer no alívio de sintomas, reduzindo a dependência de fármacos.
O Programa Raízes foi desenhado seguindo os princípios da horticultura terapêutica e pretende contribuir, através de atividades de jardinagem/horticultura, para promover o bem-estar mental e emocional. Melhoria ao nível do stress, clareza mental, auto-estima, sentido de propósito, concentração e humor estão entre os benefícios destas atividades.
Com a integração de práticas “verdes” no dia-a-dia, ajustadas ao seu contexto, os participantes vão experienciar o contributo destas para a melhoria do seu bem-estar, não substituindo, quando necessário, o acompanhamento de um profissional especializado em saúde mental.
- Alívio de sintomas
O contacto com a natureza e as atividades de jardinagem/horticultura podem proporcionar uma sensação de calma e relaxamento assim como aumentar os níveis de serotonina e dopamina, neurotransmissores associados à sensação de bem-estar. - Socialização
As sessões de horticultura terapêutica em grupo proporcionam um ambiente de apoio e compreensão, combatendo o isolamento. - Auto-estima e autonomia
Contribuir ativamente para as plantas crescerem e prosperarem pode criar um sentimento de realização e sentido de propósito contribuindo para melhorar a auto-estima e autonomia. - Foco e Mindfulness
A jardinagem/horticultura requer atenção e concentração e envolve a estimulação de todos os sentidos, oferecendo um ambiente terapêutico rico em experiências sensoriais, promovendo práticas de mindfulness altamente benéficas. - Atividade física
Participar em atividades de jardinagem/horticultura envolve movimento físico que ajuda a aliviar a tensão, reduz os níveis de cortisol e libertação de endorfinas, substâncias químicas naturais do corpo que contribuem para a sensação de bem-estar. A atividade física também contribui para melhorar o sono. - Auto-cuidado
Cuidar de plantas trabalha competências que podem ser transferidas para o dia-a-dia, incentivando a práticas saudáveis de auto-cuidado.
Objetivos Gerais
Conhecer os benefícios da horticultura terapêutica na saúde mental.
Contribuir para o alívio de sintomas como, por exemplo, falta de concentração, cansaço, tristeza, falta de energia, preocupação excessiva, respiração acelerada e taquicardia.
Incentivar práticas de auto-cuidado através da jardinagem/horticultura.
Criar oportunidades para a interação social positiva.
Contribuir para fortalecer a resiliência emocional e mental.
Transferir práticas e aprendizagens para o dia-a-dia que permitam a melhoria do bem-estar.
Nota: Para além destes objetivos gerais, vão ser definidos objetivos individuais com cada participante.
Programa
O programa é constituído por 7 sessões de 2 horas, combinando temas desenhados de acordo com os objetivos do programa e individuais.
Através das atividades práticas de jardinagem/horticultura, os participantes vão beneficiar do contacto com a natureza para alívio dos sintomas identificados. Serão proporcionados momentos de reflexão e aprendizagem sobre a sabedoria da natureza aplicada no dia-a-dia.
Entre as sessões serão lançados pequenos desafios opcionais ajustados ao contexto de cada participante.
Os temas não seguem uma ordem e alguns temas serão ajustados tendo em conta as características do grupo e participantes.
- Os 5 sentidos
- Com cuidado e auto-cuidado
- O poder do movimento
- A beleza das pequenas coisas
- A nossa rede
- Foco e criatividade
- O propósito e utilidade
- A alegria de colher
Neste momento, não temos nenhuma data agendada
Se tiveres interesse neste programa, inscreve-te preenchendo o seguinte formulário.
É possível realizar programas individuais. Se tiveres interesse para ti ou para um familiar teu contacta-nos.